.

Qual o benefício de incorporar práticas de sustentabilidade na operação da empresa

A comunidade global chegou a um consenso de que lidar com os impactos climáticos é um passo fundamental para garantir um futuro sustentável. Agora, o mundo finalmente percebeu que a queima de combustíveis fósseis e outras atividades industriais causam o aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera, o que posteriormente leva à desastres naturais mais frequentes e à perda da biodiversidade.

Nos últimos anos, um número crescente de empresas também tem adotado a sustentabilidade em sua estratégia de negócio, a fim de contribuir ativamente nas ações climáticas globais e prevenir maiores danos ambientais.

Ao focar na sustentabilidade, elas podem minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e, ao mesmo tempo, criar valor de longo prazo para seus acionistas. Colocar a sustentabilidade como peça central da estratégia da empresa pode ajudar as empresas a obter eficiência, gerar impactos positivos e conquistar novos clientes.

Este artigo tentará examinar mais três instâncias, por meio das quais as empresas podem se beneficiar da execução da estratégia relacionada à sustentabilidade.

1. Economia de custos

Havia suposições de que os produtos criados com o rótulo sustentável em mente aumentariam o custo de suas produções.

Na verdade, há casos em que as empresas que implementam essa estratégia podem realmente cortar custos e, simultaneamente, criar um novo produto que agrade aos clientes. As empresas não podem mais descartar essa tendência, visto que há um número crescente de usuários finais que consideram a sustentabilidade como variável crucial em suas tomadas de decisão. Como esse recurso pode ser alcançado?

As empresas podem reduzir materiais desnecessários, criar novas embalagens reutilizáveis, substituir materiais existentes por aqueles processados de forma sustentável e, por último, garantir que seu produto seja reciclável.

Assim as empresas podem produzir novos produtos com rótulo sustentável, melhorar sua margem de lucro e atrair novos consumidores.

2. Impulsionar impactos

Colocar a sustentabilidade na frente e no centro pode fornecer às empresas uma direção clara sobre como elas podem melhorar a satisfação de seus stakeholders, além de ter a vantagem de atrair os melhores talentos do mercado.

Além disso, não é segredo que o governo precisa de toda a ajuda possível para enfrentar os vastos desafios que envolvem os meios de subsistência das pessoas, e o setor privado pode desempenhar um papel importante para resolvê-los.

Atualmente, os compromissos de grandes corporações de usar exclusivamente materiais sustentáveis verificados por terceiros em sua cadeia de suprimentos acabaram gerando impactos positivos no meio ambiente. No processo, essa escolha permitiu colaborações muito necessárias com governos, ONGs e povos indígenas.

3. Conquiste novos clientes

Para se manter relevante e competitivo no mercado, colocar a sustentabilidade como ponto chave dentro de uma empresa tornou-se a estratégia principal.

Atualmente, essa demanda vem de três partes principais: investidores; regulamentações governamentais e consumidores.

Ao adotar o conceito de sustentabilidade, as empresas terão a oportunidade de investir no longo prazo e melhorar a produtividade. Essa estratégia permite à empresa explorar o mercado global mais amplo, cuja consciência ambiental não pode mais ser descartada. Por fim, colocar a sustentabilidade como prioridade é um passo necessário para fazer a empresa crescer ainda mais.