As florestas naturais são importantes áreas de estoque de carbono, pois a medida que uma arvore cresce, esta armazena em seu corpo grande quantidade de carbono originado da atmosfera, neste processo denominado fotossíntese, o vegetal absorve carbono para seu metabolismo e crescimento, e libera para atmosfera o oxigênio.

Com isso, áreas de florestas e de reflorestamento são importantes sumidouros naturais de carbono, colaborando para o combate ao aquecimento global.

Conforme, Bryan Kahan, “As árvores são benéficas em muitos sentidos; elas fornecem sombra para piqueniques e habitat para os animais, por exemplo. Mas elas também são uma grande parte dos esforços para combater as mudanças climáticas, sugando o dióxido de carbono do ar.”

Conforme a revista Science de 08 de julho de 2019, “A restauração de terras florestais em escala global poderia ajudar a capturar o carbono atmosférico e mitigar as mudanças climáticas. Bastin et al. utilizou medições diretas da cobertura florestal para gerar um modelo de potencial de restauração florestal em todo o mundo. Seus mapas espacialmente explícitos mostram quanta cobertura adicional de árvores poderia existir fora das florestas existentes e das terras agrícolas e urbanas. Os ecossistemas poderiam suportar mais 0,9 bilhão de hectares de floresta contínua. Isso representaria um aumento de mais de 25% na área florestal, incluindo mais de 500 bilhões de árvores e mais de 200 gigatoneladas de carbono adicional na maturidade. Tal mudança tem o potencial de reduzir o estoque de carbono atmosférico em cerca de 25%.”

Leia o artigo completo em: http://www.sciencemag.org/about/science-licenses-journal-article-reuse

Nós do Instituto Neocarbon trabalhamos para conscientizar individualmente cada cidadão brasileiro, empresa, industria, evento ou serviços e incentivamos os proprietários rurais a cuidar de suas florestas e plantar arvores em áreas de preservação permanente da Mata Atlântica.

Conheça nosso programa de neutralização de carbono.

NOS ENQUADRAMOS NOS ODS: OBJETIVOS DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

 

 

O que são? Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos.

Os temas podem ser divididos em quatro dimensões principais:

Social: relacionada às necessidades humanas, de saúde, educação, melhoria da qualidade de vida e justiça.

Ambiental: trata da preservação e conservação do meio ambiente, com ações que vão da reversão do desmatamento, proteção das florestas e da biodiversidade, combate à desertificação, uso sustentável dos oceanos e recursos marinhos até a adoção de medidas efetivas contra mudanças climáticas.

Econômica: aborda o uso e o esgotamento dos recursos naturais, a produção de resíduos, o consumo de energia, entre outros.

Institucional: diz respeito às capacidades de colocar em prática os ODS.

Um grande desafio está à frente da humanidade para atingir as metas estabelecidas pelos ODS. A fome e a pobreza vêm diminuindo no mundo inteiro, mas a desigualdade social vem crescendo. Os desafios ambientais também são grandes: A emissão de gases do efeito estufa e o aumento da poluição colocam em risco a saúde ambiental do planeta e das pessoas.

O Brasil desempenhou papel fundamental na implementação dos ODM e tem mostrado grande empenho no processo em torno dos ODS. Tendo sediado a primeira Conferência sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92), bem como a Conferência Rio +20, em 2012, o Brasil tem um papel importante a desempenhar na promoção da Agenda 2030.

 A Neo Carbon é uma instituição especializada em cálculo de emissão de gases do efeito estufa, causado por atividades humanas e indústrias, e neutralização dessas emissões através do plantio e conservação de florestas, portanto atuamos visando os ODS de número 13 e 15.

Você também pode fazer parte de um mundo melhor. Ajude-nos a fazer um planeta mais limpo e com melhor qualidade de vida para todos.

www.neocarbon.com.br

E-mail: neocarbonn@gmail.com

(47) 3461-3153

Elas embelezam a paisagem, atraem passarinhos, produzem água de chuva, reduzem o calor, retém carbono (combatendo o aquecimento global) e fixam o solo evitando erosão. O único país do mundo com nome de árvore deveria ser o primeiro a zelar pela proteção do verde, combatendo o desmatamento ilegal. Garimpeiros, madeireiros, sojeiros e pecuaristas que atuam à margem da lei, cometem crime de lesa-pátria! As florestas dão suporte ao desenvolvimento e à qualidade de vida de todos. É possível expandir o agronegócio sem derrubar uma árvore sequer. Façamos a diferença em favor de um mundo melhor e mais justo, onde o verde da esperança nos acolhe e protege.

Compensar as emissões de caborno da sua empresa, da sua familia, da industria ou qualquer atividade, agora ficou facil. Escolha a arvore a ser plantada e reduza as suas emissões de carbono.

Fique tranquilo, nós da Neo Carbon, cuidaremos da sua arvore.

Neste link vc poderá localizar e ver sua arvore plantada.