A área de floresta nativa da empresa Buddemeyer Acabamento Têxtil LTDA, está localizada no Município de Campo Alegre – Santa Catarina, nas margens do Rio Negro, sul do Brasil e norte do estado.
A área do projeto está situada em área florestal pertencente ao grupo Buddemeyer, composta por Mata Atlântica, a área tem riqueza ecológica, com espécies da fauna e da flora, além da presença de cursos de água importantes para região. Sua preservação é fundamental para manutenção da biodiversidade, floresta e recursos hídricos. Dentre os drivers de desmatamento para a região a implantação de infraestrutura, pecuária e agricultura são os principais propulsores, destacando a implantação de infraestrutura industrial.
Sendo assim, a preservação da área pela empresa, colabora para mitigação das mudanças do clima, proteção da biodiversidade terrestre, límnica e com a proteção do solo. Os fragmentos florestais inseridos no domínio do Bioma Mata Atlântica apresentam grande importância em relação ao estoque de carbono e a ciclagem de nutrientes2.
O projeto de manutenção e aumento de estoque de carbono florestal foi realizado no imóvel matrícula 50.528, com objetivo de proteger esta vegetação contra o desmatamento e a degradação, causado por implantação de infraestrutura urbana, industrial. O projeto localizado na área de 26,32 hectares da Mata Atlântica visa realizar a manutenção e aumento de estoque de carbono na biomassa acima do solo correspondente a 5.839,22 tCO2e de emissão evitada no ano de 2024.