O Projeto Green Filter Hengst Brasil, iniciado em 2023, está localizado em uma área de floresta nativa da Mata Atlântica de 9,47 hectares, presente no município de Joinville, estado de Santa Catarina, Brasil. A Mata Atlântica é um Hot-spott da terra, na qual está presente grande biodiversidade de espécies da fauna e da flora, das quais boa parte são endêmicas. A floresta abriga uma grande quantidade de carbono, que é armazenado em sua vegetação, solo e biomassa. O desmatamento e a degradação da floresta, por outro lado, liberam esse carbono para a atmosfera, contribuindo para o aquecimento global.
Sendo assim, o objetivo do projeto é manter a floresta em pé a partir da manutenção e aumento do estoque de carbono da biomassa arbórea acima do solo.
Este projeto é importante pois leva em consideração o histórico de uso do solo da região onde está inserido, é possível afirmar que atividade de preservação da floresta em pé, não é comum em áreas urbanas e industrias no estado de Santa Catarina. Portanto, considera-se que o projeto possui adicionalidade, já que sem ele, dificilmente a área iria se manter preservada ao longo do tempo.
O projeto irá manter anualmente o estoque de 2.326,520 tCO2e (toneladas de dióxido de carbono equivalente), contribuindo para mitigação das mudanças climáticas, proteção da biodiversidade da fauna e flora local, conservação de recursos hídricos e manutenção de carbono no solo através da proteção da floresta nativa da Mata Atlântica.
Este projeto ainda contribui para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável visando proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, possam desfrutar de paz e de prosperidade.
Alinhamento com os ODS:
ODS 11: Comunidades e cidades sustentáveis
ODS 13: Ação contra as Mudanças climáticas
ODS 15: Proteção da Biodiversidade Terrestre
ODS 17: Parcerias e meios de implementação